Bronsted
Johannes Nicolaus Bronsted foi um químico nascido em Varde, na Dinamarca, em 22 de fevereiro de 1879, que desenvolveu uma nova teoria para ácidos e bases.
Era filho de um engenheiro civil. Perdeu sua mãe ao nascer. Seu pai casou-se novamente, mas morreu quando Bronsted tinha 14 anos.
Superada a sua infância e adolecência traumática, estudou no Intituto Politécnico de Copenhagen. Chegou na universidade e estudou Engenharia Química e obteve o grau de Ph.D em 1908. Tornou-se professor de Química Inorgânica e Físico-Química na Universidade de Copenhagen e no Intituto. Conseguiu separar isótopos, em 1921 juntamente com o húngaro György Carl von Hevesy.
Em 1923, apresentou seu mais importante termodinâmico, a teoria protônica ácido-base. Simultaneamente, o químico inglês Tomas Martin Lowry também desenvolveu a mesma teoria. A nova teoria protônica mais tarde levaria o nome dos dois cientistas, a Teoria de Bronsted-Lowry.
Bronsted também estudou as propriedades catalíticas e ácidos e bases fortes. Desenvolveu trabalhos também na área de eletrólitos, em 1927.
Durante a Segunda Guerra Mundial, opôs-se ao Partido Nazista e foi eleito pelo Partido Dinamarquês. Ficou doente e faleceu após as eleições no dia 17 de dezembro de 1947, não ocupando seu cargo político.