Você está em Biografias

Chadwick

James Chadwick foi físico, nascido no dia 20 de outubro de 1891 na Inglaterra. Foi ele quem descobriu a partícula nula dos átomos, os nêutrons. Iniciou suas pesquisas sobre radioatividade na Universidade de Manchester em 1908. Ernest Rutherford era seu supervisor.

Em 1913, ganhou uma bolsa para trabalhar na Alemanha e trabalhar com Hans Geiser. Não conseguiu trabalhar e viu-se aprisionado na Alemanha por causa da Primeira Guerra Mundial. Voltou a trabalhar com Rutherford em 1919. O trabalho de ambos era direcionado ao bombardeamento de diferentes elementos com partículas alfa.

Ao medir a dispersão das partículas, foram capazes de determinar a carga positiva dos núcleos dos átomos atingidos. Houve dificuldade, no entanto, de conciliar os resultados de suas pesquisas com o conhecimento, até então, da existência de apenas duas partículas subatômicas, o elétron e o próton.

A ideia de uma partícula neutra, muito pesada, que ainda não havia sido descoberta, foi necessária para se poder compreender o que acontecia na experiência. Em 1932, ao rever os resultados de um experimento feito por Joliot e Curie (genro e filha da cientista Marie Curie), Chadwick demonstrou que eles apenas se explicariam com a existência de uma partícula neutra, o nêutron.

Esta descoberta se tornou muito útil para a ativação das reações nucleares, na bomba atômica e nos reatores nucleares. Chadwick recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1935. Em Liverpool, ainda em 1935, ele tornou-se professor de Física. Foi diretor do Gonville and Caius College de 1948 a 1958.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou a desenvolver nos Estados Unidos as bombas atômicas, que logo foram explodidas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Foi conselheiro científico de Robert Oppenheimer, o diretor do Projeto Manhattan (da construção da bomba atômica) no Laboratório de los Alamos.

Chadwick foi membro da Royal Society e de tantas outras Academias na Alemanha e Bélgica. Por seus trabahos terem sido muito importantes e pelo reconhecimento, foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa, nas Universidades de Dublin, Leeds, Oxford, Birmingham, Montreal, Liverpool e Edinburgh.

Recebeu a Medalha Copley em 1950. Morreu no dia 24 de julho de 1974 em Cambridge, na Inglaterra.

Como referenciar: "Chadwick" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 09:16. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/biografias/chadwick/