Lewis
Gilbert Newton Lewis nasceu em Weymouth, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, no dia 23 de outubro de 1875. Foi um importante químico que estudou as ligações químicas.
Fez doutorado na Universidade de Harvard em 1899. Na Alemanha, estudou em Leipzig e Göttingen. Dirigiu o gabinete de pesos e medidas no Laboratório Governamental nas Filipinas de 1904 a 1905. Fez alguns trabalhos sobre termodinâmica. Foi professor de físico-química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts de 1907 a 1912. Ainda em 1912, mudou-se para a Universidade da Califórnia, em Berkley.
Em 1916, começou a desenvolver a ideia de que as ligações químicas estão baseadas em compartilhamento e transferência de elétrons. Por este motivo, seu nome está ligado a uma definição geral de ácidos e de bases. Publicou suas ideias na obra Valence and the Structure of Atoms and Molecules (Valência e Estrutura de Átomos e Moléculas) em 1923.
Em 1933, isolou o deutério, que é um dos isótopos do hidrogênio, que forma a água pesada. Foi Lewis quem introduziu o desenho das camadas de valência dos átomos nas ligações químicas para facilitar a visualização das transferências e compartilhamentos de elétrons.
Lewis morreu em Berkley, na Califórnia no dia 23 de março de 1946.