Eletroquímica

Eletroquímica é uma área da química que estuda as reações que produzem corrente elétrica através de reações chamadas de oxidação e redução.

Também estuda as reações que ocorrem por intermédio do fornecimento de corrente elétrica, conhecidas como eletrólise. Nessas situações, ocorrem trocas de elétrons entre os átomos e os íons.

A eletroquímica está muito presente no nosso dia a dia. Está presente basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores e muitos outros.

  

As reações de oxirredução (oxidação e redução) também estão presentes no cotidiano, como na oxidação do ferro (formação da ferrugem), redução de minérios metálicos para a produção de metais, formação do aço, corrosão de navios, etc.

Ver imagem em tamanho grande  
      

A conversão de energia química em energia elétrica é um processo espontâneo, chamado de pilha ou célula galvânica.

A conversão de energia elétrica em energia química é um processo não-espontâneo, chamado de eletrólise.

  

Como referenciar: "Eletroquímica" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 07/05/2024 às 06:12. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/conteudos/em/eletroquimica/index.php