Você está em Diversos > Curiosidades

Ácido nos músculos?

Durante um exercício muscular intenso, o ritmo respiratório aumenta, mas mesmo assim a quantidade de oxigênio que inspiramos não é suficiente para, oxidando a glicose, fornecer a energia necessária para manter a atividade por muito tempo.

Porém, os músculos têm um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo sem a presença do oxigênio: a glicose decompõe-se produzindo ácido lático e liberando energia, que é utilizada pelos músculos para contraírem-se.

Quanto mais intensa e prolongada a atividade muscular, mais ácido lático se acumulará no músculo. Para este processo há um limite.

A quantidade de ácido lático nos músculo em repouso é de 0,02%. Em um exercício violento, chega a 0,25%. Acima desta quantidade, o músculo se fatiga e fica impossibilitado de continuar a se contrair.

A fadiga muscular é o acúmulo de ácido lático nos músculos.

         

Como referenciar: "Ácido nos músculos?" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 03/12/2024 às 05:33. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/curiosidades/c31.php